sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Música na Igreja - Cl 3.16


                Alguns ramos da Fé reformada, impacientes por proteger a Igreja de Acréscimos de Tradição humana, impressionados pela continuidade entre Israel e a Igreja e notando que os termos "Salmos", "Hinos" e " Cânticos" são usados no Livro dos Salmos, crêem que Paulo previu só o Cântico dos Salmos do Antigo Testamento no culto público. Essa restrição, contudo, compreende mal o ensinamento de Paulo. Ele reúne os termos para realçar a ampla gama de expressão musical que o Louvor a DEUS agradecidos e Profundamente Sincero Suscita do Corpo de Cristo.
             A palavra "Salmos" se refere, no minimo, ao uso do saltério do Antigo testamento ( Lc 20.42; 24.44; At 1.20 ; 13.33 ), mas pode também referir-se a novas composições para o culto ( 1 Co 14.26 ). A palavra "espiritual" (pneumatikos, no grego ) qualifica o potencialmente secular termo "cântico" como sendo ensinado ou dirigido pelo Espírito Santo ( 1 Co 2.6 ; 15.44-45 ).
            A Obra redentora de Cristo provocou uma efusão de hinos de louvor por parte de seu povo, frequentimente moldados segundo os cânticos de Antigo Testamento ( Lc 1.46-53,67-79;  2.14,29-32 ). Paulo pessoalmente usou música na sua própria Adoração de Culto ( At 16.25 ), e tem sido, desde há muitos, observado que suas cartas contêm porções de hinos cristãos primitivos ( Ef 5.14 ; Fp 2.6-11; Cl 1.15-20 ; 1 Tm 3.16 ). Cânticos de louvor do Cristianismo primitivo também parevem subjazer em Jo 1.1-14 ; Hb 1.3 ; 1 Pe 1.18-21 ; 2.21-25; 3.18-22. Os "novos cânticos" do Apocalipse são em si mesmos, um estudo da qualidade vibrante do culto cristão primitivo ( Ap 4.8,11 ; 5.9-12-13; 7.10,12 ; 11.15,17-18; 12.10-12 ; 15.3-4 ; 19.1-8 ; 21.3-4 ).


Fonte: Biblia de Estudo Genebra

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