segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESTUDO SOBRE PECADO ( Romanos 5. 6-21 )






O Que é Pecado: È um mal moral que existe no mundo. Pecado é Transgredir a Lei de DEUS. È qualquer coisa contrario ao caráter e a Santidade de DEUS. È deixar de seguir a orientação divina. No grego, o termo deriva-se de "HAMARTENO" que é " Errar o Alvo".

A Origem do Pecado:  DEUS criou todas as coisas perfeitas, inclusive o homem DEUS o criou a sua imagem ( Gn 1.27 ). DEUS odeia pecado ( SL 5.4 ; DT 25.16 ) e não pode ser tentado pelo mal ( Tg 1.13 ) Logo, afirmar que DEUS é o autor do pecado é uma terrivel blasfêmia.

O Pecado originou-se no mundo angelical com a rebelião de lúcifer ( Is 14.10-15; Ez 28.12-19 ).
Na Raça humana o pecado teve sua origem com a transgressão de adão no éden. Uma atitude voluntaria do homem o levou ao pecado e á morte e em consequência disso, a morte passou a todos os homens ( Rm 5.12 ). Na rebelião, de adão, encontramos transparente 3 fatores que afastam o homem de DEUS e o coloca em oposição ao seu Criador:

1. Egoísmo

2. Incredulidade

3. Orgulho

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE ADÃO

1. O HOMEM PERDEU A IMAGEM DE DEUS
Imagem não é a forma "corporal" de DEUS, mas a retidão, e a Santidade originais, pois, apos o Pecado do homem, ele perdeu a retidão e a Santidade.
Obs: Obeserve que Sete, filho de Adão nasceu á imagem e semelhança de seu pai.
"E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete." ( Gênesis 5:3 )  

2. FOI SENTENCIADO Á MORTE: 
Morte é separação fisica, espiritual e eterna ( Gn 3.19 ; Rm 5.12 )

3. TORNOU-SE CULPADO DIANTE DE DEUS:
O pecado leva o homem a uma condição de culpa diante de DEUS ( Rm 3.19 ; Tg 2.10 )

4. SOFRIMENTO:
Todo sofrimento da humanidade é consequência do Pecado ( Gn 3.16-19 ; Gl 6.7 )
5. ESCRAVIDÃO: 
O pecado é uma força maligna que deixa o homem prostado diante de suas proprias fraquezas e imperfeições.
 

6. MALDIÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO:
 Tudo que está ligado a terra sofrerá as consequências do Pecado de Adão 
( Gn 3.17 ; Rm 8.20-22)             

A TRANSMISSÃO DO PECADO
O pecado não é apenas uma ação negativa, é muito mais que isso. È como uma enfermidade maligna e hereditária que é transmitida de pai para filho ( SL 51.5 ; Rm 5.12 ). Todo homem tem por natureza, inclinação para o pecado e não pode jamais por méritos pessoais. livrar-se do pecado ( Pv 20.9 ; Ec 7.20 ; Rm 3.10,12,20,23 ).
" O homem, ao Cair no estado de pecado, perdeu inteiramente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação; de sorte que um homem natural, inteiramente avesso a esse bem e morto no Pecado, é incapaz de, pelo proprio poder, converter-se ou mesmo preparar-se para isso. "

Solução :

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."   ( João 1.29 )

Fonte: Apostilha do Seminario para Discipuladores da  IEADPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.