sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por que o Cristão não participa do carnaval ?





Segundo historiadores, o carnaval foi instituido primariamente nos círculos pagãos, durante festividade destinada a deuses como Baco, em Roma, Dionísio, na Grécia, e Osíris no Egito, que se caracterizavam por comemorações orgiásticas, envolvendo bebedices, glutonarias, desordem, desperdícios e toda sorte de obras da carne; afinal, como definem alguns estudiosos, esta festa era tambem conhecida como "Festa da Carne".
  
Emobra considerada por alguns como momento para extravassar "alegria", "amor", "fraternidade", e comemorar a "Cultura brasileira", afinal de  contas, dizem eles, "somos brasileiros e merecemos descanso", do discurso á prática se vê uma diferença abissal. Disfarçado de alegria, estão presentes no carnaval a prostituição infantil, o consumo exacerbado de drogas, os relacionamentos casuais, o turismo  sexual, a desordem, a violência urbana, a destruição dos valores morais e familiares, além da proliferação de doenças sexualmente transmissiveis, por trás do superfaturamento das indústrias afins.
   
Como podemos observar, nem é necessário um esforço Bíblico-Teológico para mostrar o porquê do Cristão não participar desta festa. Entretanto, como defendemos a Sola Scriptura, ou seja, a Bíblia como nossa única Regra de Fé a prática, passaremos a elencar algumas razões pelas quais o cristão não se envolve com esta festividade. Em primeiro lugar, o carnaval é uma Festa Pagã que sempre foi conhecida pela exaltação aos valores Anti-Cristãos e o ovacionamento das obras da carne condenadas pela Palavra de DEUS ( Gl5.22-23 ).
   Em segundo, o Cristão, já participante da natureza de Cristo ( 2 Co 5.17 ), não anda na velha natureza adâmica, caracterizada pelas obras da carne ( Rm 8.1-3 ; Gl 5.19-22 ; Ef 4.17-24 ; 2 Pe 1.2-4 ). Terceiro, as práticas observadas nesta festividade são descritas pelo Apóstolo Paulo no Primeiro capítulo de Romanos com Torpeza (v.27), sentimentos perversos (v.28), iniquidade (v.29): " [...] ( sendo digno de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas consentem aos que a fazem" (v.32). Ressalte-se que o apóstolo está falando de morte espiritual.
  
Portanto, o Carnaval é uma Abominação diante do Senhor. Um Quarto motivo porque o crente não participa do carnaval é porque ele é uma versão contemporânea das  festa e cultos aos demônios relatados pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 11, acerca dos quais ele ordenou: "Fugi da Idolatria" (v.14); e exortou: " [...] não quero que sejais participantes com os demônios" (v.20b ). A exemplo das festas do primeiro Século, o hedonismo, o culto ao corpo, orgias sexuais, práticas lascivas sob o disfarce de "cultura popular" também estão presentes hoje. Em último lugar, o Cristão é chamado para ser Santo ( Rm 12.1 ; 1 Co 1.2 ; Ef 1.4; 5.3,27 ; 1 Ts 5.23 ; 1 Pe 1.15-16 ) e viver completamente distanciado do pecado ( Ef 4.17-23 ). pois possui uma nova identidade e um novo modo de viver ( 2 Co 5.17; Gl 2.20 ).
     
È por estas razões que a IEADPE, nesse período  realiza estudos da Palavra de DEUS (Simposio de Doutrina) com todas as congregações de nosso Estado, Promovendo com isso um maior fortalecimento e amadurecimento dos crentes, levando-os a um crescimento substancial e ordenado por meio da Palavra de DEUS. O Cristão deve buscar fazer aquilo que seja "...para a Glória de DEUS" ( 1 Co 10.31 ). Seguindo este princípio, a vida do cristão, como já diziam os reformadores, deve ser uma eterna Soli Deo Gloria, ou seja, toda sua práxis sempre terá como finalidade a glorificação do Senhor. Viver uma vida para a glorificação a DEUS é o principal sentido de existência de Seus filhos ( Ef 1.5-6 ). Portanto, o Cristão não participa do carnaval porque é participante da Natureza de Cristo; Não é convenienteNão Edifica e Não Promove a Glória DEUS.

Fonte: ADNews / Ed. Fevereiro
Ev. Nadjackson Saraiva
Vice-Diretor da ESTEADEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.