segunda-feira, 21 de maio de 2012

Que culto é o vosso ?



 "E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou."

Êxodo 12:26-27

Quando DEUS instituiu a Páscoa, estabelecu a primeira celebração do povo de Israel. Com a possar dos anos se tornaria um culto permanente e os filhos deveriam perpetuá-lo por gerações. Por isso, Moisés instruiu a respeito do ensinamento que deveria ser dado aos descendentes seobre a razaão da existência daquela celebração. Em nossos dias, o questionamento ainda é pertinente, e deev ser feito por todo adorador, por toda família que busca oferecer seu culto a DEUS e por toda congregação que se reúne, principalmente no templo, para cultuar.

           Que Culto é este vosso? Há quem vá ao culto como se fosse a um parque de diversões, ou um lugar de encontro social. Outros, vão como se estivessem indo para um rito religioso dominical, ao qual concorrem de forma apenas para cumprir uma formalidade. Há aqueles que, sem reverência, conversam durante a celebração, deixam seus filhos correrem pelo templo, sem lhes ensinar o devido respeito á casa de DEUS, compram pipocas, confeitos, chicletes, etc.., como se o culto fosse um passatempo, ou os que deixam seus filhos adolescentes e jovens permanecerem no lado de fora do templo, enquanto o culto ocorre. Além desses há, ainda, os que sendo adolescentes e jovens mastigam gomas de mascar durante o culto, sem mínima condição sequer de Glorificar a DEUS e cantar hinos. Também há os casais de namorados que não conseguem soltar as mãos ou deixar de estar com o braço por cima do ombro da namorada, distraindo-se durante a ministração do culto ao Senhor. Sem falar nas irreverentes e constantes "visitas" intermináveis ao banheiro, ou o ponto de encontro nos bebedouros, para colocar as "novidades" em dia.

       
        Que Culto é este vosso ? O Culto é um termo que indica reverência a DEUS, também os ritos e atitudes pelas quais se adora a divindade. Sem reverência não há culto. O próprio termo adoração ( gr. proskuneo )
Significa "fazer reverência" ( Mt 4.10; Jo 4.21-21; Ap 4.10 ), uma reverência que seja espiritual e verdadeira. A atitude de um adorador deve ser a de prestar um serviço ( gr. Lateira ) a DEUS ( At 24.10 ; Fp 3.3 ), como dizia o salmista Davi: " Celebrai com júbilo ao Senhor,... servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com cantos,... sabei que o Senhor é DEUS." ( Sl 100.1-3 ). A carta aos Hebreus diz que devemos servir ao Senhor com reverência ( gr. eulabeia ), isto é, cautela, prudência, atenção e piedade ( Hb 12.28 ). Uma cautela espiritual e física, pois os pés devem reter-se de caminhar de forma irreverente na Casa do Senhor ( Ec 5.1 ). Esta deve ser a atitude de quem vao ao templo cultuar. Nada deve interferir  nesse momento.
     Como está sendo oferecido o seu culto a DEUS ? Na próxima vez que estiver na Casa de DEUS não aceite que conversem com você no momento da adoração, não esteja transitando de um lado para o outro, exercite seus filhos na reverência, a fim de que sua casa sirva ao Senhor DEUS ( Js 24.15 ). Comprometa-se com a boca ordem do culto, pois somente dessa maneira aqueles que ainda não servem a DEUS poderão reconhecer presença dEle em nossas reuniões. Dessa forma ocorrerá o que dizia o apostolo Paulo: " os segredos de seu coração [do infiel] ficarão manisfestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorá a DEUS, publicando que DEUS está verdadeiramente entre vós" ( 1 Co 14.25). A regra do culto continua a mesma "faça-se tudo descentemente e com ordem" ( 1 Co 14.40 )


Fonte: Jornal ADNEWS
Pastor Ailton José Alves
Presidente da IEADPE e CONADEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.