segunda-feira, 30 de abril de 2012

Desastres naturais: DEUS ou o homem ?






     Será que é possível relacionar, com absoluta certeza, as catástrofes da natureza com o juízo divino? Algumas pessoas apontam, categoricamente, as calamidades da natureza apenas como resultado da ira do Criador em relação aos excessivos pecados da humanidade, e perguntam: por que DEUS permite terremotos, tornados, ciclones, tsunamis, furacões, deslizamentos e outros desastres naturais? E, assim, questionam a bondade de DEUS.

    È Injusto quando pessoas as referem aos desastres naturais como sendo exclusivamente uma " Ação de DEUS". e nenhum" crédito" é dado a DEUS pelos anos, décadas e até mesmo séculos de clima pacífico. Pensemos, então, nas possíveis razões por que correm catástrofes que atingem milhões de pessoas no mundo todo.

    Primeiramente, podemos dizer que o homem é o responsável pela destruição da natureza, pois tudo que DEUS fez foi e é "muito bom" ( Gn 1.31), e Ele é o preservador da natureza.
  Em segundo lugar, podemos dizer que as condições econômicas levam milhares de pessoas morarem em locais impróprios, sujeitos ás enchentes e deslizamentos, e outras catástrofes  naturais. Soma-se a isto o desmatamento, que tem alterado o equilíbrio do ecossistema em várias partes da terra, contruindo para a alteração do clima, e, deste modo, direta ou indiretamente, para a ocorrência de desastres na natureza.

  DEUS pode prevenir desastres naturais? Com certeza! DEUS ás vezes influencia o Clima? Sim ( Dt 11.17; Dn 2.21a; Tg 5.17 ). Será que DEUS ás vezes causa calamidades naturais como julgamento contra o Pecado ? A resposta é sim ( Nm 16.30-34 ). Mas será que todo desastres natural é uma punição de DEUS? Absolutamente Não! Da mesma forma que DEUS permite que pessoas más cometam atos de maldades por sua livre escolha, DEUS permite que a terra demonstre as consequências do pecado sobre a criação ( Rm 8.19-21 ).

   O que podemos saber é que DEUS é bom! Há tantos milagres surpreendentes acontecendo ao mesmo tepo em que os desastres naturais, e que evitam uma quantidade maior de mortes que poderia acontecer. Catástrofes naturais permitem a milhares de pessoas reavaliarem suas prioridades na vida. Emobra seja dificil encontrar alguma coisa boa numa catástrofe, a verdade é que podemos tirar deles algum aprendizado. Podemos, então concluir que calamidades naturais podem acontecer tanto pela influência e ação do proprio homem em seu habitat, como também como consequência do pecado em sua vida de desobediência e rebeldia con seu próprio Criador.

Alessandro Barreto
Prof. de Teologia - ESTEADERB

Fonte: ADNEWS / Ed. Fevereiro

2 comentários:

  1. Calamidades naturais.

    As calamidades naturais destroem vidas de qualquer ser humano, sejam eles religiosos, ateus, agnósticos ou mesmo aqueles que ficam encima do muro, todos sem exceção são atingidos quando se encontram próximos a uma catástrofe imposta pela mãe natureza.
    Desde minha infância vejo falar que Deus existe para nos proteger, mas na pratica a meu ver não existe esta proteção, pois vejo doentes com Bíblia, com terço e com muitos outros amuletos orando e pedindo ajuda divina, a ajuda não vem, os coitados são abandonados a própria sorte, vejo cidades inteiras serem destruídas por terremotos, vejo a falta de chuva queimar lavouras inteiras trazendo a fome e a miséria, vejo enchentes atingirem cidades alagando as áreas ribeirinhas onde os mais pobres e geralmente mais religiosos constroem seus abrigos, vejo pais de família serem mortos por bandidos deixando seus filhos abandonados sem proteção, vejo políticos corruptos desviarem dinheiro público causando com isso imensos problemas sociais sem que recebam nenhum castigo divino por seus atos pecaminosos, vejo ônibus cheio de religiosos romeiros ou indo a congresso evangélico sofrerem desastres horríveis, vejo o continente africano sofrer com guerras, vejo seu povo ser massacrados por ditadores tiranos e implacáveis e mais as secas que geram fome e morte por desnutrição, pasmem já vi igreja desabar sobre a cabeça de religiosos fieis trazendo mortes e destruição, onde está a infinita bondade e a proteção de Deus.
    Nós estamos no século 21 á tecnologia está super avançada estamos na era do avião a jato do computador, pelo que vejo a crendice popular ainda está no mesmo patamar da idade média, a qual foi chamada de idade das trevas, pois naquele tempo a maioria esmagadora das pessoas era analfabeta, não tinham como se desenvolver intelectualmente, mas hoje a maioria e alfabetizada tem acesso a cultura, tem acesso até a leitura grátis nas bibliotecas publicas, temos a internet quase em todos os lares. O que está faltando e o povo deixar de ter preguiça mental e procurar desenvolver sua intelectualidade para saber se religião e a crença em Deus tem mesmo fundamento, procurar saber se as seitas religiosas realmente é coisa séria ou é somente um comercio explicito explorando a crendice popular em nosso país.
    Não venham me dizer que nossa glorificação mais importante é depois da morte, isso é uma maneira de enganar, pois nunca ninguém voltou da morte para dar testemunho de que o paraíso existe e que lá está a verdadeira glorificação e a salvação da humanidade. Novamente repito a frase Bíblica, cego é aquele que não quer ver.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Primeiramente quero desculpar a grande demora pra responder, ( se der pra visualizar ) confesso que não percebi, esse Terrível Pensamento Sem Base e Sem Fundamento. Quero deixar bem Claro que seu Comentario está Terrivelmente fora do texto que postei na minha pagina, não sei nem o que dizer ? Onde é que está escrito, no meu texto que acidente ( ou Terríveis )só acontece com pessoas Impias ? Não é Biblico o que vou dizer, porém, também tem verdade : Quem tem Boca fala o que quer ! Infelizmente o Senhor Usou pra falar ( Digitar ) coisas nada vê .... Deixa eu te falar mais uma coisa ; " Ateus são piores que Demônios " aí você me pergunta porque ? Aí eu lhe respondo ( Tiago 2.19 ) diz que os Demônios Crêem e Estremecem. Vocês são Piores que eles. A luz da Biblia quem está cego são vocês, e quem cegou foi o Diabo, ( II CO 4.4 ). È engraçado vocês acreditam que tudo que existe foi por causa de um choque entre rochas formou tudo que hoje existe, tem uns que são até piores, que nós viemos do macaco ? deixa eu rir kkkkkk, tem certeza que nós é que temos preguiça mental ? Nós que somos Cego ? Desiste Filho JESUS te Ama ele que te Salvar, Já ouviu falar em Grande Tribulação ? ou mesmo a Pré-Tribulação ?
      Se você já ouviu falar, ou já leu em algum texto Bíblico então Não me pergunte sobre os acontecimentos Atuais, PORQUE TUDO ISSO, ( Pra minha Felicidade e pra sua Infelicidade é Prenuncio da Vinda de meu JESUS )
      O Tempo Senhor Paulo Luiz Mendonça, já está declarando quem está com a verdade.

      São essas minha Palavras, quero solicitar ao senhor que Leia se puder ( acredito que não tenhas ), porém, compre um exemplar da Biblia Sagrada ou então consulte o Biblia Online e Leia esses textos :

      Mateus 24.1-18
      Marcos 13.1-23
      Lucas 21.5-36

      E faz uma Analise bem Critica do que você digitou referentes as catástrofes, e se der comente aqui de novo, se não , também não tem Problema .... DEUS tenha Misericórdia da vida do senhor seja lá o que fores, Ateu, Não Ateu.

      Fica na Paz

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.