segunda-feira, 7 de maio de 2012

Compartilhando a Fé com os nossos Filhos



Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados
( Dt 6.1-2 ) - Versão Contemporânea.

Uma das preocupações de DEUS com o povo de Israel, ao tirá-lo do Egito, foi qye a Fé nEle fosse perpetuada. Que seus mandamentos fossem cridos, mantidos e praticados pelas gerações futuras, a fim de que estas pudessem receber bênções e perdurar

Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
( Deuteronômio 6:3 )
  
DEUS orientou aos pais que ensinassem seus filhos a considerá-lo em todos seus caminhos, que cressem que "... O Senhor, nosso DEUS, é o ùnico Senhor", e  que por isso deveriam amá-lo de todo seu coração ( espírito ), de toda a Sua Alma ( mente, vontade, emoções), e de toda a sua força ( corpo ).

"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
( Deuteronômio 6:4-5 )

Este mandamento de vida devia estar presente na familia, por isso, logo cedo de manhã, os pais amarravam caixinhas de ouro á mão esquerda e na testa, as quais se chamavam filactérios ou tefilins, para orações matinais, contendo o texto de DT 6.4-9. Ao acordar, todos os dias, os Filhos oravam com seus pais e repetiam estas palavras. Também colocavam este texto na entrada de suas casas em caixas de metal ou vidro, as quais se chamavam mezuzá.

O Senhor DEUS determinou que a Fé fosse perpetuada no coração das geraçõe futuras, porque Ele queria abençoá-los e realizar neles o que tinha planejado e pensado a seu respeito, assim como DEUS também deseja a respeito de nossa familia nos dias atuais. Para tanto, era necessário que as palavras ordenadas, estivessem no coração dos pais, e que fossem comunicados aos filhos.

A pergunta que surge, então, como reflexão, é: estamos compartinlhando a fé com nossos filhos e netos ? Quanto tempo destinamos a isso? Como o fazemos ?

Para que os pais compartilhem a fé com os seus filhos é necessários que esses pais apliquem seu coração, executem, cunpram as palavras do senhor
 Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. 
( Deuteronômio 32:46 ); de outra forma será impossível compartilhar uma fé inexistente no coração dos genitores. A palavra de Cristo tem que habitar nos Filhos "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
( Colossenses 3:16-17 ).
Porém, isto só não basta.
  Compartilham-se os mandamentos de DEUS com os filhos e netos recomendado, fazendo ver aconselhando, indicando como bom, como digno de atenção, ordenando, insistindo polida mas firmemente com eles, isto de forma repetida ( Dt 32.46; 6.7 ) seja "assentado em casa ( diante da televisão, diante do computador, á mesa, na sala), andando pelo caminho, deitando-se e levantando-te".
   Perceba que o Compartilhar a Fé é uma Ação continuada. Para DEUS, não há outra pessoa melhor para fazê-lo, a não ser os pais. Este mandamento, antes de ser repassado aos pastores, ao professor da EBD, aos dirigentes de Adolescentes ou aos Líderes de jovens, é estabelicido aos pais. A importância espiritual, moral, social, determinante na formação dos filhos é dos pais. São eles que devem escrever, não em tábuas de pedras ou em folhas de papel, para que seus filhos leiam, porém nas Tábuas do Coração destes ( 2 Co 3.3 ).
Por isso devemos criá-los na Doutrina e na admoestação do Senhor ( Ef 4.4 ); isto é uma Obrigação imposta por DEUS aos pais.
   Não se Compartilhar a Fé apenas levando-os ao templo. Apesar de ser indispensavel e necessário ir á Casa do Senhor ( Hb 10.24-25 ), ainda é pouco o que você está fazendo. Enquanto a mídia está distorcendo os valores morais e espirituais, precisamor preencher a vida dos nossos filhos com mais Presença de DEUS e de Seus Mandamentos.  È necessário que estimulemos ssua confiança e obediência a DEUS, e lhe mostremos os bons resultados a que isso leva. Conduzi-los a reconhecer ao Senhor em todos os seus caminhos, a que não sejam sábios aos seus próprios olhos, porém que Temam ao Senhor e apartem-se do mal ( Pv 3.1-12 ). Isso deve ser constantemente, dia a dia.
   Dessa forma estaremos instruindo nossos filhos, andando com eles pelo caminho que devem andar e compartilhando tambe´m as experiências deles, a fim de que, quando envelhecerem, não se desviem dos mandamentos do Senhor ( Pv 22.26 ).


Fonte: Jornal ADNews 

(Compartilhando a Fé com os nossos Filhos)
Pastor Aílton José Alves
Presidente da IEADPE e CONADEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.