sábado, 26 de janeiro de 2013
13º Congresso de Adolescentes - Sexta-Feira Noite
Um dos Eventos realizado pela Igreja Evangelica Assembléia de DEUS em Pernambuco mais esperados pela Igreja Local, e o mais esperado pelos Adolescentes da Região Metropolitana, teve sua abertura nesta Quinta-Feira dia 24 de Janeiro do decorrente Ano.
Video da Ministração da Palavra de DEUS na Quinta-feira ( Pb. Marcelo Telles )
http://www.youtube.com/watch?v=3HVPOX3qmo8
Porém estivermos presentes ontem sexta á noite no segundo dia, do Congresso e foi uma benção.
Estiveram presentes as Caravanas de ►
Senhora do Ò e o Pastor Gestor
Tejucupapo
Timbaúba
Vitória de Santo Antão
Bonança
Sirinhaém
Gravatá
Nazaré da Mata
Ribeirão e o Pastor Gestor
E Além das caravanas vindas do Interior do Estados também estiveram presentes as Áreas Escaladas pelo Pastor Presidente Aílton José Alves, as mesmas são ►
Áreas
17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25
Também estiveram presentes os Cantores ►
Elisio Neto
Trio Ferreira
Tiago Paes
Quarteto Gênesis
Ivonaldo Albuquerque
O Preeleitor da Noite de Sexta-Feira foi o Ev. Elmir Ribeiro, onde o mesmo falou acerca da vida do Jovem Samuel, dizendo que aqueles que se purificam e colocam a suas vidas para que sejam Consagrada a DEUS se tornam Alvos das benções Espirituais.
Os Textos lidos pelo Evangelista foram :
1 Sm 1.26-28
1Sm 2.35-36
Gn 4.4
1 Sm 3.3-14
1 Sm 3.20-21
Is 40.3-5
Até onde estivermos presentes ontem, 3 Adolescentes já haviam sido Batizados no Espirito Santo.
Lembrando que este Congresso de Adolescentes terá seu termino no Domingo á noite, quem quiser receber da parte de DEUS chegue lá, tenho certeza que DEUS vai falar com você.
Link da ministração da Palavra de DEUS na Sexta Feira a Noite :
https://www.youtube.com/watch?v=l0pvCPQcZfw
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Nomes e Símbolos do ESPIRITO SANTO
I – OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO
A Bíblia descreve diversos Nomes e Títulos atribuídos ao Espírito Santo, os quais revelam, além de Sua
personalidade e divindade, Seus atributos, natureza, bem como as Suas obras. Vejamos alguns:
1.1 Espírito Santo. Assim como Deus é santo (I Pe 1.16) e Jesus é santo (At 2.27), o Espírito também o é (Sl 51.11; Is 63.10,11; Mt 1.18,20; 3.11; Lc 1.35; Jo 14.26; I Ts 4:7-8). Este nome aparece cerca de cem vezes nas Sagradas Escrituras e está diretamente relacionado à santificação, pela atuação do Espírito Santo, pois, uma das principais atribuições do Espírito Santo é promover a santificação (Rm 1.4; 15.16; I Co 6.11; II Ts 2.13).
1.2 Espírito de Deus. Este nome aparece em diversos textos, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Ex 35.31; Jó 33.4; Mt 3.16; 12.28; Rm 15.19; I Co 2.11). É natural que o Espírito Santo seja chamado Espírito de Deus, visto que ele é enviado por Deus (Jo 15:26). A Bíblia também o chama de Espírito de Deus, porque Deus age através dEle para chamar os pecadores (Jo 6:44) e para guiar os crentes (Rm 8:14). Encontramos este nome divino no início da Bíblia, associado diretamente à obra da criação, onde nos é dito que "o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" (Gn 1.2), onde Ele aparece como co-participante da criação. Em outras passagens das Escrituras, este nome aparece também, ligado diretamente à criação, à renovação da terra e à regeneração da pessoa humana (Gn 6.3; 41.38; Jo 33.4; Rm 8.9; 1 Co 3.16).
1.3 Espírito de Cristo. O Espírito Santo é chamado o Espírito de Cristo (Rm 8.9; I Pe 1.11), porque foi derramado por Jesus sobre os crentes. Várias vezes Jesus disse que o Espírito Santo viria em seu lugar e continuaria seu trabalho. Disse também que a vinda do Espírito Santo para habitar nos corações dos crentes seria a vinda do próprio Cristo (João 14:16 -20). E ainda, que o Espírito testificaria dEle (Jo 15:26). Além desses motivos, podemos afirmar ainda que o Espírito é
chamado de “Espírito de Cristo” porque:
* É enviado em nome de Cristo (Jo 14:26).
* É enviado por Cristo (Jo 16.7).
* Sua missão especial nesta época é a de glorificar a Cristo (Jo 16:14).
* O Cristo glorificado está presente na igreja e nos crentes pelo Espírito Santo (Gl 2:20; Rm 8:9,10).
1.4 Consolador. A palavra "Consolador" ("parácleto", no grego) significa alguém chamado para ficar ao lado de outrem, com o propósito de ajudá-lo em qualquer eventualidade, especialmente em processos legais. Era costume nos tribunais antigos, as partes aparecerem nos tribunais assistidas por um ou mais dos seus amigos, que no grego chamavam de "parácleto", e em latim, "advocatus". Estes assistiam seus amigos, não pela recompensa ou remuneração, mas por amor e consideração. Quando Jesus disse: "Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre" (Jo 14:16), Ele identificou-se como o primeiro Consolador, e que, após a sua partida, rogaria ao Pai para que Ele enviasse “outro Consolador” (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7).
1.5 Espírito da Promessa. O Espírito Santo é chamado assim porque sua manifestação e poder são prometidos no Antigo Testamento (Jo 2:28,29). A prerrogativa mais elevada de Cristo, ou do Messias, era a de conceder o Espírito; e esta prerrogativa Jesus a reivindicou quando disse: "Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai" (Lc 24:49).
1.6 Espírito da Verdade. A Bíblia diz que Deus é a verdade (Jr 10.10); Jesus é a verdade (Jo 14.6) e o Espírito Santo também é a verdade (I Jo 5.6). Ele veio para nos guiar em toda a verdade (Jo 16.13,14. Assim como o propósito da Encarnação foi revelar o Pai (Jo 14.6-9); a missão do Consolador é revelar o Filho (Jo 16.13).
1.7 Espírito de Adoção. Quando a pessoa é salva, não somente lhe é dado o nome de filho de Deus (Jo 1.12), e adotada na família divina (Ef 2.19), mas também recebe "dentro de sua alma” o conhecimento de que participa da natureza divina (Rm 8:15). Assim como Cristo é nossa testemunha no céu; aqui na terra, o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Em Lucas 11.20, o Espírito Santo é chamado de “O dedo de Deus”; em Atos 5.4, de “Deus”; em Apocalipse 19.10, de Espírito de Profecia; e, em Isaías 11.2, Ele é descrito com diversos títulos que representam a Sua plenitude: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.
II – OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Para uma melhor compreensão da natureza e obra do Espírito Santo, Deus as ilustrou através dos símbolos, nas páginas das Sagradas Escrituras, pois, de outra maneira, muitas de Suas características e atributos, jamais poderíamos conhecer. Vejamos:
2.1 Fogo. O Espírito é comparado ao fogo porque o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica (Is 4.4; Jr 20:9; Mt. 3:11; Lc 3:16). O fogo ilustra a limpeza, a purificação e o zelo produzido pela unção do Espírito. O fogo também é sinal da presença de Deus, pois, as manifestações de Deus, algumas vezes, eram acompanhadas pelo fogo (Êx 3.2; 13.21,22; 19.18; Dt 4.11). No AT, a ordem divina era conservar o fogo aceso diuturnamente (Lv 6.13), como sinal evidente da presença de Deus no meio do seu povo. E, no NT, a ordem divina é a mesma (1 Ts 5.19). Assim, a chama do Pentecostes deve estar sempre acesa em nossos corações.
2.2 Vento. O vento simboliza a obra regeneradora do Espírito e é indicativo da sua misteriosa operação, independente, penetrante, vivificante e purificante.(Ez 37:7-10; Jo 3:8; At 2:2). Isto porque:
1) O vento penetra em todos os lugares, assim como o Espírito Santo;
2) O vento está em movimento constante, assim o Espírito Santo trabalha continuam ente;
3) O controle da direção do vento não depende da nossa vontade. Ele sopra onde quer (Jo 3:8);
4) Quando o vento sopra, refrigera o ar e o enche de vitalidade. Da mesma maneira, age o Espírito Santo no crente.
2.3 Água. O poder do Espírito Santo opera no reino espiritual o que a água faz na ordem material (Êx 17:6; Ez 36:25-27; 47:1-5; Jo 3:5; 4:14; 7:38, 39). A água purifica, refresca, sacia a sede, e torna frutífero o estéril. Ela purifica o que está sujo e restaura a limpeza. É um símbolo adequado da graça divina que não somente purifica a alma, mas também lhe acrescenta a beleza divina. Assim como a água é um elemento indispensável à vida física, o Espírito Santo é indispensável à vida espiritual. Assim como a água encontra-se em três regiões do Universo, ou seja, na expansão dos céus (Gn 1.6-10); sobre a face da terra (Gn 7.11), e debaixo da terra (Jo 38.30), o Espírito Santo opera nas três dimensões da constituição humana, produzindo a regeneração do espírito, da alma e do corpo (1 Ts 5.23), produzindo uma “lavagem da regeneração e da renovação" (Tt 3.5).
2.4 Selo. Essa ilustração exprime os seguintes simbolismos:
1) Possessão. A impressão dum selo dá a entender uma relação com o dono do selo, e é um sinal seguro de algo que lhe pertence. Os crentes são propriedades de Deus, e sabe-se que o são pelo Espírito que neles habita.
2) A ideia de segurança (Ef 1:13) O Espírito inspira um sentimento de segurança e a certeza no coração do crente (Rm 8:16). O selo, como figura do Espírito, traduz també m diversos outros significados, tais como: garantia (Gn 38.18), juramento (Jr 22.24), autenticidade (I Co 9.2), redenção (Ef 4.30); etc. Podemos afirmar, então, que fomos selados com o selo da promessa, que nos dá a garantia de pertencermos somente a Deus (Ef 1.13; II Tm 2.19).
2.5 Azeite. O azeite é, talvez, o mais comum e mais conhecido símbolo do Espírito. Quando se usava o azeite no ritual do AT, falava-se de utilidade, frutificação, beleza, vida e transformação. Geralmente era usado como alimento, para iluminação, lubrificação, cura, e alivio da pele. Da mesma maneira, na ordem espiritual, o Espírito fortalece, ilumina, liberta, cura e alivia a alma. Na Bíblia, o azeite da unção era usado para consagração de pessoas, tais como reis (1 Sm 10.1; 16.13), sacerdotes (Lv 8.30) e profetas (1 Rs 19.16), ou seja, era um privilégio apenas de alguns. Porém hoje, este "azeite" é derramado sobre todos nós, pois agora somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, e o povo adquirido (I Pe 2.9) e temos a unção do Santo (I Jo 2.20).
2.6 Pomba. A pomba, como símbolo, significa brandura, doçura, amabilidade, inocência, paz, pureza e paciência. Por ocasião do batismo de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba. Mas, não significa dizer que o Espírito Santo seja uma pomba, e sim, que Ele manifestou-se como uma pomba (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22). A pomba é um dos símbolos da paz, e uma das características do fruto do Espírito é a paz (Gl 5.22). Assim, quando Ele passa a habitar em nós, transmite-nos a verdadeira paz.
2.7 Chuva. Tiago, o irmão do Senhor Jesus e autor da epístola que leva o seu nome, menciona "as primeiras chuvas e últimas chuvas", como sendo a "chuva temporã e serôdia", baseado na metáfora agrícola (Tg 5.7). O apóstolo sabia muito bem dessas chuvas, por experiência pessoal. Na Palestina, as primeiras chuvas provêem umidade à semente recém-plantada, para que possa germinar. Portanto, é sinal para a semeadura. Já as últimas chuvas, são necessárias para que a semente amadureça. Na metáfora de Tiago, o simbolismo é perfeito: o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes, preparando assim a terra para a grande semeadura da Palavra de Deus. Depois, no decorrer dos séculos, as últimas chuvas, ou seja, suas manifestações contínuas neste mundo, especialmente onde a vontade de Deus é aceita, têm produzido o amadurecimento e garantido uma safra de almas abundantes (Jo 4.35-38). No final, aparece o "precioso fruto da terra" como o resultado satisfatório da chuva, da semeadura e da colheita.
CONCLUSÃO
Para que nós pudéssemos compreender a natureza, atributos e, principalmente a ação do Espírito Santo em nossas vidas, Deus fez com que diversos nomes e símbolos fossem inseridos nas Sagradas Escrituras. Por esta razão, encontramos nas páginas da Bíblia o Espírito Santo sendo chamado de Espírito Santo, Espírito de Deus, Espírito de Cristo, Consolador, bem como também, sendo representado por diversos símbolos, tais como: fogo, vento, água, pomba, óleo, e muitos outros que, por exiguidade, não mencionamos neste esboço.
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Os Três Propositos da Lei
"E com pedras o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR, teu DEUS, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão." Dt 13.10
As escrituras mostram que DEUS pretende que sua lei funcione de três modos, que Calvino cristalizou, numa forma clássica para beneficio da Igreja, como o tríplice uso da lei.
1. Ser espelho que reflete para nós a perfeita justiça de DEUS e a nossa própria pecaminosidade e deficiência.
Como escreveu Agostinho " a lei nos abriga a saber como pedir auxílio da graça, quando tentamos cumprir suas exigências e nos cansamos na nossa fraqueza sob ela ". A Lei foi dada para nos transmitir conhecimento do Pecado ( Rm 3.20 ; 4.15 ; 5.13 ; 7.7-11 ), e , mostrando-nos a nossa necessidade de perdão e o perigo da condenação, levar-nos a CRISTO em arrependimento e fé ( Gl 3.19-24 ).
2. ( Uso Civil ) - È a de Refrear o Mal.
Ainda que a Lei não possa mudar o Coração, ela pode, até certo ponto, inibir as desordens com ameaça de julgamento, especialmente quando apoiada num código civil, que aplica punição a ofensas compravadas ( Dt 13.6-11 ; 19.16-21 : Rm 13.3-4 ). Desse modo, ela assegura a ordem civil e serve para proteger os justos da ação dos Injutos.
3. Guiar o regenerado ás boas obras que DEUS planejou para ele ( Ef 2.10 ).
A Lei diz aos filhos de DEUS o que agrada ao seu Pai Celestial. Ela pode ser chamada de código da familia. CRISTO estava falando des terceiro uso da lei, quando disse que os que se tornam seus discípulos devem ser ensinados a fazer tudo o que ele mandou ( Mt 28.20 ) e que a obediência aos seus Mandamentos provará a realidade de amor que seus discípulos têm por ele ( Jo 14.15 ). O Cristão está livre da lei como sistema de salvação ( Rm 6.14 ; 7.4,6 ; 1 Co 9.20 ; Gl 2.15-19 ; 3.25 ), mas está "debaixo da lei de Cristo" com uma regra de vida ( 1 Co 9.21 ; Gl 6.2 ).
Fonte: Nota Teológica da B.E.G
Louvor Saudade
Me Rendo
Me Rendo ao teus pés
Para te Adorar meu Mestre
Te Amo mais que a mim
Quero declarar que só Tu és
Santo,
Santo,
Santo Ès Senhor
Fonte : 5º Hino da Programação do 31º Congresso de Jovens da IEADPE 2012
Me Rendo ao teus pés
Para te Adorar meu Mestre
Te Amo mais que a mim
Quero declarar que só Tu és
Santo,
Santo,
Santo Ès Senhor
Fonte : 5º Hino da Programação do 31º Congresso de Jovens da IEADPE 2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
O Verdadeiro Sentido do Natal
A Palavra Natal vem do latim natale, expressão relativa á nascimento. O mundo ocidental cristão conceitua o Natal como o dia do nascimento de Cristo, atualmente observado no dia 25 de dezembro. Historicamento, esta data passou a ser comemorada oficialmente no século III d.C. com Hipólito, bispo de Roma, que escolheu a data de 02 de Janeiro para celebrar o nascimento de JESUS. Outros cristãos escolheram outras datas, como 6 de Janeiro ( Igreja Ortodoxa ), 19 de Janeiro ( Igreja Armênia ), 25 ou 28 de março, 18 ou 19 de Abril e 20 de Maio em outras comunidades Cristãs orientais. A Comemoração universal de 25 de Dezembro é oriunda do IV século.
Distante do sentido original, o Natal nos dias hodiernos, além de agregar elementos estranhos ao sentido histórico e teológico da data, como Papai Noel, árvores de Natal, guirlandas, tem sido utilizado como plataforma comercial para alavancar a economia mundial, gerando altos lucros aos empreendendores, não só de brinquedos e presentes em geral, mas também de gêneros alimentícios e de bebidas.
Movida pelas grandes campanhas de marketing, a sociedade é levada ao pico do consumismo e aquisição de bens passageiros em detrimentode uma real compreensão Biblica do valor dessa data. Mas, serão o Papai Noel, as árvores de Natal e o consumismo o verdadeiro sentido do Natal ? O que a Biblia tem a dizer ?
Biblicamente, o verdadeiro sentido do nascimento de JESUS ( Natal ) representa DEUS encarnado entre os homens ( Mt 1.23; Jo 1.1,14 ; Fp 2.6-8; Cl 2.9 ) o amor de DEUS revelado á humanidade perdida ( Lc 2.10-11; 19.10; Jo 3.16 ), a manifestação da graça de DEUS ( Tt 2.11 ) a esperança de salvação a todos os homens ( Mt 4.16 ) e a redenção da humanidade ( 1 Co 1.30 ; Gl 4.4-5; Ef 1.7,14 ). O Natal é o momento mais propício para anunciar ao mundo que DEUS se importa com a humanidade, e que a maior prova disso foi o envio de Seu Filho ( JESUS ) " para buscar e salvar o que se havia perdido " Lc 19.10
Portanto, o verdadeiro sentido do Natal fala de DEUS, seu amor, Seu perdão, Sua redenção oferecida a todos aqueles que quiserem viver uma nova vida ( Novo Nascimento ) em Cristo a partir da compreensão de seu estado de pecado, reconhecimento de sua perdiçaõ e aceitação da graças de DEUS pela fé no sacrificio de JESUS na Cruz do calvário e justicaçaõ pela Sua ressurreição.
Fonte : Jornal AD NEWS ( Pag. 7 ) - Ev. Nardjackson Saraiva Vice-Diretor da ESTEADEB
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