sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Verdadeiro Sentido do Natal




A Palavra Natal vem do latim natale, expressão relativa á nascimento. O mundo ocidental cristão conceitua o Natal como o dia do nascimento de Cristo, atualmente observado no dia 25 de dezembro. Historicamento, esta data passou a ser comemorada oficialmente no século III d.C. com Hipólito, bispo de Roma, que escolheu a data de 02 de Janeiro para celebrar o nascimento de JESUS. Outros cristãos escolheram outras datas, como 6 de Janeiro ( Igreja Ortodoxa ), 19 de Janeiro ( Igreja Armênia ), 25 ou 28 de março, 18 ou 19 de Abril e 20 de Maio em outras comunidades Cristãs orientais. A Comemoração universal de 25 de Dezembro é oriunda do IV século.

Distante do sentido original, o Natal nos dias hodiernos, além de agregar elementos estranhos ao sentido histórico e teológico da data, como Papai Noel, árvores de Natal, guirlandas, tem sido utilizado como plataforma comercial para alavancar a economia mundial, gerando altos lucros aos empreendendores, não só de brinquedos e presentes em geral, mas também de gêneros alimentícios e de bebidas.

Movida pelas grandes campanhas de marketing, a sociedade é levada ao pico do consumismo e aquisição de bens passageiros em detrimentode uma real compreensão Biblica do valor dessa data. Mas, serão o Papai Noel, as árvores de Natal e o consumismo o verdadeiro sentido do Natal ? O que a Biblia tem a dizer ?

Biblicamente, o verdadeiro sentido do nascimento de JESUS ( Natal ) representa DEUS encarnado entre os homens ( Mt 1.23; Jo 1.1,14 ; Fp 2.6-8; Cl 2.9 ) o amor de DEUS revelado á humanidade perdida ( Lc 2.10-11; 19.10; Jo 3.16 ), a manifestação da graça de DEUS ( Tt 2.11 ) a esperança de salvação a todos os homens ( Mt 4.16 ) e a redenção da humanidade ( 1 Co 1.30 ; Gl 4.4-5; Ef 1.7,14 ). O Natal é o momento mais propício  para anunciar ao mundo que DEUS se importa com a humanidade, e que a maior prova disso foi o envio de Seu Filho ( JESUS ) " para buscar e salvar o que se havia perdido " Lc 19.10

Portanto, o verdadeiro sentido do Natal fala de DEUS, seu amor, Seu perdão, Sua redenção oferecida a todos aqueles que quiserem viver uma nova vida ( Novo Nascimento ) em Cristo a partir da compreensão de seu estado de pecado, reconhecimento de sua perdiçaõ e aceitação da graças de DEUS pela fé no sacrificio de JESUS na Cruz do calvário e justicaçaõ pela Sua ressurreição.

Fonte : Jornal AD NEWS ( Pag. 7 ) - Ev. Nardjackson Saraiva Vice-Diretor da ESTEADEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.