quinta-feira, 11 de junho de 2015

O Pecado Imperdoável





Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo

Marcos 3:29

A Solene advertência de JESUS a respeito de um pecado que não será perdoado, nem neste mundo nem no vindouro, é registrada pelos 3 Evangelhos Sínoticos ( Mt 12.31-32 ; Mc 3. 28-30 ; Lc 12.10 ).Especificamente, esse pecado é a "blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO". Essa blasfêmia é um ato consumado pela palavra, entendida como uma expressão dos pensamentos do coração ( Mt 12.33-37 ; Rm 10.9-10 ). No contexto específico, os opositores de JESUS estavam dizendo que o Poder que estava operando boas obras entre eles não era DEUS, mas diabo. JESUS faz distinção entre essa blasfêmia e entre outros pecados, tanto pecados da língua como outros pecados em geral. Como a Bíblia ensina, DEUS perdoou pecados de incestos, assassinatos, mentira e, mesmo, os pecados de Paulo como perseguidor da Igreja, pecados que Paulo cometeu quando respirava "ameaças e morte contra os discípulos de Senhor" ( At 9.1 ).
     
        O que torna diferente dos outros pecados imperdoável é a sua relação com o ESPÍRITO SANTO. A Obra do ESPÍRITO SANTO é iluminar  a mente dos pecadores ( Ef 1.17-18 ), revelar e ensinar o evangelho ( Jo 14.26 ), persuadir as almas a arrepender-se e a crer na verdade ( At 7.51 ). O ESPÍRITO SANTO não só explica a Palavra de DEUS, mas também abre a mente do modo que ela possa ser entendida ( 2 Co 3.16-17 ). Quando a influência do ESPÍRITO SANTO é deliberada e conscientemente recusada, em oposição á luz, então o pecado irreversível pode ser cometido como um ato voluntário  e deliberado de malícia. Em resposta a essa atitude, há um endurecimento do coração, vindo da parte de DEUS, que impede o arrependimento e a fé Hb 3.12-13 vejamos :

"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;"


Nesse caso, DEUS permite que a decisão da vontade humana seja permanente. DEUS não faz isto levianamente e sem causa, mas em resposta a um ultraje cometido contra o seu amor.

Uma que quer se arrepender-se, isto é, que quer desfazer-se dos pecados que tenha cometido, não sofreu esse endurecimento e não cometeu o profundo ato de ódio que DEUS determinou não será perdoado.

Qualquer pessoa que nasceu de novo não cometerá esse pecado, porque o ESPÍRITO SANTO vive nela e DEUS não está dividido contra si mesmo 1 Jo 3.9 vejamos :

"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus."

Vejamos outros versículos que falam acerca deste pecado imperdoável :

"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério."

Hebreus 6:4-6

"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito"

Hebreus 10:26-29


Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.


1 João 5:16,17


Esses versículos mostram que a possibilidade de esse pecado ser cometido depende de ter havido iluminação e entendimento específicos da parte de DEUS e que isso não é matéria comum de todo dia. JESUS disse que todos os "pecados " e " blasfêmia " serão perdoados, exceto esse único pecado.


Fonte : Nota Teológica da Bíblia de Estudo de Genebra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.