terça-feira, 16 de junho de 2015

A Fidelidade, conforme Provérbios de Salomão





"Provérbios" apresenta a fidelidade como jóia de uso de diário, precioso colar.
   " Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração." ( Provérbios 3:3 ). È uma virtude de que se dá testemunho público, que se pratica aos olhos de todos, para ser vista e conhecida por todos.
    È grande ventura ser considerado pessoa que não falha, com quem se pode contar. Como nos arrependemos de não ter cumprido nossas! Como a memória nos acusa de termos estado ausentes, quando a presença era um dever !
         "Não pude chegar na hora"  - eis uma alegação muito repetida. Entretanto, quem a repete tem o hábito de atrasar-se e tomar o último trem ou o último ônibus. O Resultado é que uma vez por outra falta á congregação. È notavél como as pessoas que moram mais perto são geralmente as últimas a chegar. Justamente porque os que moram longe tomam as providências para comparecerem á hora. Falta de pontualidade é falta de fidelidade.
     Declaramos-nos servos do Senhor, prontos a obedecer-lhe. Examinemo-nos á luz dessa declaração ! - Podem os outros contar conosco seriamente ? não faltemos nunca aos compromissos tomados? Se faltamos, somos servos infiéis, porque o modo de provar a nossa fidelidade ao Senhor é sermos exatos e cumpridores de dever para com os nossos semelhantes.

"Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." ( Provérbios 4:27 ).
A fidelidade nos conserva no caminho reto, evita os desvios para um lado ou para o outro. Nem violência nem moleza, nem frenesi nem preguiça. Todo excesso é um mal. Para conservar na vida o passo igual e a marcha segura, precisarmos, primeiro, dominar os impulsos e, depois, submeter á críticar todos os nossos atos.
      Sucede, entretanto, que nem sempre alcançarmos tal domínio ou conseguimos ver claro. Então o Senhor nos fala pela boca de um amigo que nos adverte. Devemos, pois, aceitar como um bem a repreensão que visa corrigir os nossos excessos ou desvios. "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará." Provérbios 9:8 ).


" O que prega a maldade cai no mal, mas o embaixador fiel é saúde." ( Provérbios 13:17 ), isto é, aquele que cumpre exatamente a missão recebida produz benefícios. Não é facil desempenhar-se de uma incumbência, levando-a até o fim, com o mesmo espírito com que a aceitamos. Ser embaixador fiel é uma das honras que DEUS reserva para os retos de coração. O entusiasmo passageiro pode induzir-nos a tomar tarefas para cujo desempenho se requer mais que o desejo de servir; são necessárias aptidões que nos tornem eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.