quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sincretismo e Idolatria




Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.

Oséias 2:13

Embora haja um único DEUS e uma só e verdadeira Fé, como ensina a Biblia, o mundo apóstata tem estado sempre repleto de Religiões.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Romanos 1:18-25

Desde longa data o mundo insiste em praticar o sincretismo (assimilação de crenças e práticas de uma religião por parte de outra), prática esta que existe ainda hoje. Na verdade, essa prática tem revivido em nosso tempo por meio de renovadas tentativas de unir todas as religiões e através de persistentes amálgama de idéias orientais e ocidentais que surgem e alcançam popularidade.

  A Pressão em favor da transigência não é nova. Depois de entrar em Canaã, Israel foi constatemente tentado a absorver, no culto ao Senhor, o culto aos deuses e deusas cananéias da fertilidade e também a fazer iamgens do próprio Senhor - ambas as práticas proibidas na Lei.


Não terás outros deuses diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Êxodo 20:3-6

A questão espiritual em pauta era se Israel se lembraria de que o DEUS da aliança lhes era todo-suficiente e de que DEUS reivindicava exclusiva lealdade do povo, tornando o culto a outros deuses um adultério espiritual  ( Jr 3 ; Ez 16 ; Os 2 ).  Nesse teste, a nação foi reprovada com frequência.

  O Sincretismo espalhou-se no Império Romano durante os primeiros séculos do Cristianismo. O politeísmo era corrente, e florescia todo o tipo de cultos de mistérios. Os mestres cristãos da Igreja Primitiva lutaram diligentimente para preservar a fé e evitar que ela fosse assimilida pelo Gnosticismo, uma espécie de teosofia que não aceitava a Encarnação e a Expiação de Cristo, uma vez que considerava a raiz do problema do homem a ignorância ao invés do pecado. O Neoplatonismo eo Maniqueísmo também consideravam a salvação principalmente como uma questão de desprendimento ascético e fuga do mindo físico. A resistência cristã a esses movimentos foi bem-sucedida, e a formulação clássica da doutrina da Trindade e da Encarnação, nos Credos, constitui um permanente legado dessas lutas.

  As Escrituras condenam toda idolatria como má. Os ídolos são ridicularizados como entidades ilusórias

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

Salmos 115:4-7

Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore? Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?

Isaías 44:9-20

mas, não obstante, escravizam seus cultuadores em cega supertição "Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita ?" ( Isaías 44:20 ). Paulo acrescenta que os demônios operam através dos ídolos, fazendo deles uma ameaça espiritual.

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

1 Coríntios 8:4-6


Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 


1 Coríntios 10:19-21


As advertências Bíblicas contra a idolatria Exemplos :

" Portanto, meus amados, fugi da idolatria."  ( 1 Coríntios 10:14 )

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém     

( 1 João 5:19-21 )


Devem ser levadas a sério na cultura ocidental pós-cristã, que está disposta a preencher o vácuo espiritual que o povo sente abraçando o Sincretismo Religioso, a bruxaria e experimentos com o ocultismo


Fonte : B.E.G 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.