sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Quando vem o ESPIRITO DO SENHOR




Texto Base : Juízes 2.16-19

E levantou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.  Porém tampouco ouviram aos juízes, antes se prostituíram após outros deuses, e adoraram e eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus país, obedecendo aos mandamentos do SENHOR; mas eles assim não fizeram.  E, quando o SENHOR lhes levantava juízes, o SENHOR era com o juíz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Porém sucedia que, falacendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.

Objetivos:
* Mostrar a ação do ESPIRITO DE DEUS na vida de um Cristão;
* Revelar princípios espirituais que levam o ESPIRITO SANTO a operar na vida de um homem.

REFLEXÃO: O homem cheio do ESPIRITO DO SENHOR será conduzido a conquistas espirituais além da capacidade humana

INTRODUÇÃO


O livro de Juízes descreve um período turbulento na história de Israel entre a morte de Josué, o conquistador da Terra Prometida, e a monarquia. Foi um período de crise religiosa, de apostasia e grandes catástrofes, como consequências da desobediência do povo judeu. Porém, foi também um tempo de conquistas espirituais, de grandes personagens que, mediante o poder do ESPIRITO SANTO, marcaram a história com exemplos de fé e coragem. Lições de DEUS para nossa caminhada espiritual nos dias de hoje.

1. ISRAEL AGONIZA SEM DEUS ( Jz 2.11 ). O texto de Juízes 2.7-19 resume as características de todo este período trágico na história do povo de DEUS:

a) O povo esqueceu sua história (v.12 ). A fidelidade de Israel ocorreu enquanto vivia Josué e os anciãos que sobreviveram a ele, que foram testemunhas do milagre do Êxodo, da peregrinação no deserto e da conquista. È trágico quando um povo ou uma pessoa se esquece de sua tradições e abre mão da sua trajetória ( Tg 5.10 ).

b) O surgimento de uma nova geração que não buscava ai Senhor ( Jz 2.10 ). Israel viveu em seus dias " a tragédia de não conhecer a DEUS". A palavra conhecer vem do hebraico Yada, e significa: perceber, descobrir e discernir, distinguir, saber por experiências, estar familiarizado. A falta do conhecimento de DEUS tem levado muitas vidas ao Fracasso na vida espiritual.

c) O povo de DEUS se afastou do "caminho por andaram seus pais" ( v.17 ). A palavra caminho nesta passagem se refere ao padrão de vida, o caminho da obediência e da retidão. Eles se esqueceram do Senhor e não consideraram Seus feitos por Israel. Devemos andar pelos caminhos dos que venceram ( Hb 11.38-40).

2. " E LEVANTOU O SENHOR JUÍZES, QUE OS LIVRARAM"  ( Jz 2.16 ). O livro de Juízes tem seu nome derivado do termo usado para descrever as atividades dos seus personagens principais. Estes homens (e Débora, única mulher ) possuíram qualidades notáveis de liderança, como resultado do ESPIRITO DE DEUS que veio sobre eles. É um exemplo para os nossos dias porque, como eles, podemos ser usados por DEUS em meio ao caos espiritual que assola a humanidade ( 1 Jo 5.19 ).

a) O que representam os Juízes.  A palavra juiz, nesta passagem bíblica, significa: aquele que julga ou governa, que pleiteia, que se opõe, que entra em controvérsia. São várias as lições que podemos extrair olhando as ações deste personagens.

* Eles livraram o povo (v.16 ). O termo hebraico nesta passagem ( livrar ) é libertar  por meio da batalha de problemas morais. Assim como os juízes, DEUS nos chama a combater o mundo e suas concupiscências ( 1 Jo 2.15-17 ).

* Eles não foram ouvidos ( v.17 ).  Mesmo tendo o respaldo divino, nem sempre eles foram unanimidade entre os israelitas. Assim, também acontece com todo aquele que se propõe a obedecer a DEUS, certamente, também serão rejeitados ( 1 Pe 4.4 ).

* Eles foram um referencial divino para sua geração (v.18-19). È maravilhoso o modo de DEUS trabalhar em favor daqueles que o honram. Vejamoso que diz a Biblia: " o SENHOR era com o Juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele Juiz ... Sucedia, porém, que, falecendo o juiz, reincidiam..." DEUS sempre condiciona a benção a quem é fiel ( 1 Sm 2.30 ).

b) Três características comuns a todos os Juízes.  São encontradas também na vida daquele que se entrega ao serviço de DEUS:

* Eles foram chamados por DEUS.  A Palavra de DEUS nos diz que "o Senhor levantou juizes". Isto significa ficar de pé, ser erguido, levantado para um propósito, resistir com firmeza. DEUS nos tem chamado nestes últimos dias para fazer oposição ao pecado, para  resistir a Satanás e defender os ensinos e principios divinos ( Tg 4.7 ; I Pe 5.8-9 ).

* Eles foram dotados de poder para realizar sua tarefa.  A Biblia nos afirma que o ESPIRITO DO SENHOR  veio sobre os juízes ( Jz 3.10 ; 6.34 ; 11.29 ; 13.25 ; 14.19 ; 15.14 ) A ação do ESPIRITO SANTO  na vida do homem gera ousadia, coragem, disposição e entrega total aos designios de DEUS.

* Eles eram personagens desconhecidos, até DEUS os chamar ( 1 Co 1.27-28 ).  Não foram as habilidades humanas dos juízes que os conduziram á liderança do povo de DEUS. Não foram escolhidos por possuírem um histórico de heroísmo, ou porque seus nomes faziam parte da história de Israel. Foram anônimos, que DEUS escolheu para usar em favor do Seu povo ( Hb 11.36-40). Observemos a expressão do v.36: "... e outros..." Quem são esses? Quais seus nomes? O que fizeram? Não sabemos, mas são heróis da fé em seu tempo, onde viveram. Sejamos também Juízes de nossa geração, mesmos anônimos diante do mundo, sejamos os valentes de DEUS em defesa de nossas famílias, nossas familias, nossos vizinhos, nossas crianças, nosso país.

CONCLUSÃO
Sempre haverá pessoas que se colocam á disposição de DEUS para os desafios propostos pelo ESPIRITO DO SENHOR. Estamos prontos a aceitar a dizer: " Eis-me aqui " ?



Fonte : Apostilha Biblia do Simposio de Doutrina Biblia
IEADPE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.