terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Bóson de Higgs e a nossa Fé em DEUS







Recentemente, a noticia de que o Bosón de Higgs teria sido detectado gerou uma grande polêmica, que tem sido tema de diversos debates, muitas vezes conduzidos com o objetivo de contradizer os relatos Biblicos sobre a formação do Universo, e negar a existência do DEUS Criador.

Esta repercurssão atrelada ao fato que, de acordo com alguns cientistas, o Bóson de Higgs é crucial para se entender a formação do Universo, e que a sua descoberta vem endossar a teoria do Big Bang, segundo a qual o Universo teria sido formado a partir de uma grande "explosão" que ocorreu do nada. Tempo, espaço e matéria passaram a existir no Big Bang. Esta partícula subatômica também seria a única explicação para a física completar o chamado "Modelo padrão de Partículas" ( modelo que compreende 12 partículas elementares que constituiem o Universo ).

Apesar de ter gerado grande polêmica e que para alguns ameace a fé em DEUS, esta descoberta não nos supreende nem em nada abala a nossa fé. Como devemos estar preparados para responder os questionamentos de qualquer pessoa que nos pedir a razão da esperança que há em nós ( 1 Pe 3.15 ), é importante mostrar o que a Biblia nos traz de informações sobre a formação do Universo e que estas estão em consonância com as descobertas cientificas.

Quanto ao Bóson de Higgs e sua relação com a teoria do Big Bang, entendemos que ambos apontam para DEUS. Quando a ciência afirma que tudo surgio do nada, ela concorda com a Bíblia, que diz:  No Principio criou DEUS os céus e a terra e a terra era sem forma e vazia..."          ( Gn 1.1-2 ). O salmista escreveu: " Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu." ( Sl 33.9 ; Hb 1.10 ). Quanto á questão da possível descoberta do Bóson de Higgs completar o Modelo Pradão, cremos que isto também aponta para DEUS. Considerando o fato que entre as partículas fundamentais presentes no Modelo Padrão está o fóton, que é a partícula associada á luz, a Biblia nos diz que DEUS criou todas as coisas, inclusive a luz ( Gn 1.3 ; Is 45.7 ), cremos também que o Bóson é uma obra das mãos de DEUS. Ora, aquele que tem poder para criar o Fóton também tem poder para Criar o Bóson. Está escrito: DEUS criou todas as  coisas que há nos céus e na terra visíveis e invisiveis..." ( Cl 1.16 ; Sl 33.6-9 ; Is 42.5 ).

Cremos que há um DEUS Criador do Universo ( Jo 1.3 ), e que a terra foi criada da maneira tão grandiosa a ponto de fornecer condições para ser habitada pelos seres humanos ( Jó 5.9 ; Is 45.18 ) O Bóson de Higgs não pode descartar DEUS nem a sua Palavra ( Cl 2.3 ; Dn 1.4 ). Esta premissa não é exclusivamente nossa; muitos cientistas na área de astronomia, inclusive alguns ateus e agnósticos, também a reconhecem. Segundo eles. existem evidências astronômicas que levam a uma visão Biblica da origem do mundo. Vale ressaltar que não precisamos de evidências para provar a existência de DEUS, POIS AS PROVAS NÃO SUBSTITUEM A FÉ. Uma Vida de comunhão com o Senhor nos faz desfrutar de Sua presença, e as Suas Obras nos revelam sua Glória ( Sl 19.1 )


Fonte: Jornal ADNEWS - Edição de AGOSTO 2012 - Número 008

Comentario : Gemima Barros Correia - Licenciada em Física ( UFRPE )
Mestre e Doutoranda em Ciências de Materiais ( UFPE )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.