quarta-feira, 28 de março de 2012

Crentes Sem Igreja




Estes procuraram o seu registro entre os que estavam arrolados nas genealogias, mas não se acharam nelas; assim, por imundos, foram excluídos do sacerdócio. (Esdras 2:62). Algumas pessoas que não vêem necessidade em se congregar numa igreja usam desculpas, como, "somos da Igreja Universal", ou, "somos do Corpo de Cristo".

Tudo isto é verdade, mas o que percebemos por trás dessas respostas é um espírito de mistura, de crentes que querem um evangelho mais fácil, sem compromisso com uma igreja local ou com uma liderança. Mas a exortação apostólica é a seguinte: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns ..." (Hb 10.25). Todo crente precisa ter sua congregação local, onde estará sob os cuidado do seu pastor e em comunhão com a igreja. A Igreja Local é a forma neotestamentária da comunhão entre os crentes.

Ela é o agrupamento de crentes regenerados e batiza dos em água, residentes em uma determinada comunidade, os quais, com o propósito de obedecer à Palavra de Deus, se reúnem em um organismo espiritual para, sob a direção de um ministro de Deus, servir ao Senhor. Pela Palavra de Deus, sabemos que era possível discernir se uma pessoa pertencia ou não à igreja. O apóstolo João fala dos que "saíram de nós porque não eram de nós".

Há como diferenciar na Igreja Local os que a ela pertencem ou não (1 Jo 2.19). Das 108 vezes em que a palavra EKLESIA é empregada no NT, aproximadamente 90 vezes se referem à IGREJA LOCAL. Assim como Deus criou o homem como um ser gregário (ou seja, para viver em companheirismo, em sociedade, em grupo), o novo nascimento gera também em nós esta natureza, já que passamos a ser membros uns dos outros dentro do corpo de Cristo.

Em Atos, Lucas diz: "Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum" (At 2.44). Quem se isola, busca seu próprio interesse: "O solitário busca seu próprio interesse...(Pv 18.1). Há interesses e motivos escusos em todo aquele que se isola dos seus irmãos em Cristo. Alguns dizem que não se congregam pois a igreja não tem amor. A estes, nós perguntamos: e você que tem, por que não suporta os irmãos mais fracos? Apesar de todas as razões, não podemos deixar de reconhecer que, em alguns casos, muitos perdem o estímulo de congregar-se por falta do alimento.

Texto extraído do livro: Uma Trilogia da Igreja em Cantares de Salomão - Pr. Ailton José Alves - Presidente da AD de Pernambuco, pags. 94-96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.