quarta-feira, 27 de julho de 2016
Frida Vingren - Compositoras da Harpa Cristã ( ADNews )
Muitos já ouviram falar de Frida Vingren, pelo fato de ela ser a esposa do Pastor Gunnar Vingren, missionario e fundador das Assembleias de DEUS no Brasil. Mais Frida foi muito mais que esposa, dona de casa e mãe. Missionaria, compositora, pregadora, escritora, poetisa e violinista foram apenas algumas de suas funções.
Frida Maria Strandberg Vingren nasceu em 1891, no norte da Suécia. De familia luterena, foi criada em um lar cristão. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe de enfermaria no hospital onde trabalhava. Nessa época, o chamado para a Obra Missionaria ardia em seu coração, então ela se uniu a muitos jovens que tinham o mesmo desejo em um movimento por missiões.
Ainda jovem, Frida ingressou em um Instituto Biblico na cidade de Gotabro, província de Narkre, com o objetivo de estudar mais a Palavra de DEUS e se preparar para a Obra Missionaria.
Em uma das visitas de Gunnar Vingren á Suécia por causa de problemas de saúde, ele conheceu Frida, e se tornaram grandes amigos. Em 1917, Frida deixou seu país para vir ao Brasil e cumprir seu chamado missionario. Ao chegar em Bélem do Pará, casou-se com Gunnar numa cerimônia realizada pelo Pastor Samuel Nystrom. O Casal teve seis filhos: Ivar, Rubem, Margit, Astrid,Bertil e Gunvor.
Ainda recém-casados, tiveram que enfrentar diversas dificuldades, tanto na área financeira quanto na saúde física. Mas a vontade de ganhar almas e fazer a obra do SENHOR era mais forte que as enfermidades. Depois de muitos anos no Pará, a família decidiu ir para o Rio de Janeiro, onde alugaram uma casa no bairro de São Cristovão, na zona norte da cidade, e inauguraram o primeiro salão de cultos da Assembleia de DEUS no Estado. Frida continuou desenvolvendo atividades evangelisticas em muitos lugares.
Ela era envolvida em obra sociais e ajudava muitas pessoas com sua própria formação: Enfermagem. Pela facilidade que tinha em escrever, tornou-se redatora dos jornais Boa Semente e Mensageiro da Paz. Ela também era escritora, tradutora de mensagem evangelistícas e doutrinarias e comentarista de Lições Biblicas da Escola Dominical na década de 1930.
Além de escrever, Frida sempre se dedicou á música. Cantava, tocava órgão, violão e compunha vários hinos. A Harpa Cristã contem cerca de 23 hinos de sua autoria, entre eles :
Deixai Entrar Espirito de DEUS ( n 85 )
Uma Flor Gloriosa ( n 196 )
A mão no Arado ( n 394 )
Depois de 15 anos trabalhando na Obra Missionaria no nosso país, a familia Vingren decidiu retornar á Suécia em setembro de 1932. Frida faleceu em 30 de setembro de 1940, 7 anos após o falecimento do marido.
Fonte : ADNews - Ed. Agosto/2015 - N41
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.