domingo, 9 de setembro de 2012
A Doutrina de Balaão - Baseada na Igreja de Pérgamo
Ensino pseudobíblico que, tocerndo as Sagradas Escrituras através de artifícios teológicos e herminêuticos, corrompia a graça de DEUS, apresentando aos santos uma teologia permissiva e eticamente tolerante
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. ( Judas 4 )
O objetivo dessa doutrina era levar o povo DEUS á prostituição e á idolatria, a fim de, enfraquecendo-os moral e espiritualmente, extorquir-lhes os bens materias, Era a teologia de ladrões.
O Pratono desta doutrina era Balaão, filho de Beor que, embora profeta e teólogo, ultilizou-se para levar a maldição ao arraial hebreu ( Nm 25 ). Subordinado por Balaque, rei de Moabe, ensinou-lhe como levar a maldição ás tendas hebreias. Por isso, o apóstolo Pedro taxa-o de louco.
Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
2 Pedro 2:15-16
E judas acusa-o de " Venalidade "
Venalidade : Condição ou qualidade de que pode ser vendido. No caso de Balaão ele negociava " profecias "
Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Judas 11
Balaão tinha seus discípulos em Pérgamo. Estimulados pela ganância, ultilizavam-se de sua influência teologica sobre a igreja, a fim de levá-la a noivar-se com o mundo ( Ap 2.12-17 )
Fonte : Lição da EBD - pag. 25
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.