segunda-feira, 30 de abril de 2012
Desastres naturais: DEUS ou o homem ?
Será que é possível relacionar, com absoluta certeza, as catástrofes da natureza com o juízo divino? Algumas pessoas apontam, categoricamente, as calamidades da natureza apenas como resultado da ira do Criador em relação aos excessivos pecados da humanidade, e perguntam: por que DEUS permite terremotos, tornados, ciclones, tsunamis, furacões, deslizamentos e outros desastres naturais? E, assim, questionam a bondade de DEUS.
È Injusto quando pessoas as referem aos desastres naturais como sendo exclusivamente uma " Ação de DEUS". e nenhum" crédito" é dado a DEUS pelos anos, décadas e até mesmo séculos de clima pacífico. Pensemos, então, nas possíveis razões por que correm catástrofes que atingem milhões de pessoas no mundo todo.
Primeiramente, podemos dizer que o homem é o responsável pela destruição da natureza, pois tudo que DEUS fez foi e é "muito bom" ( Gn 1.31), e Ele é o preservador da natureza.
Em segundo lugar, podemos dizer que as condições econômicas levam milhares de pessoas morarem em locais impróprios, sujeitos ás enchentes e deslizamentos, e outras catástrofes naturais. Soma-se a isto o desmatamento, que tem alterado o equilíbrio do ecossistema em várias partes da terra, contruindo para a alteração do clima, e, deste modo, direta ou indiretamente, para a ocorrência de desastres na natureza.
DEUS pode prevenir desastres naturais? Com certeza! DEUS ás vezes influencia o Clima? Sim ( Dt 11.17; Dn 2.21a; Tg 5.17 ). Será que DEUS ás vezes causa calamidades naturais como julgamento contra o Pecado ? A resposta é sim ( Nm 16.30-34 ). Mas será que todo desastres natural é uma punição de DEUS? Absolutamente Não! Da mesma forma que DEUS permite que pessoas más cometam atos de maldades por sua livre escolha, DEUS permite que a terra demonstre as consequências do pecado sobre a criação ( Rm 8.19-21 ).
O que podemos saber é que DEUS é bom! Há tantos milagres surpreendentes acontecendo ao mesmo tepo em que os desastres naturais, e que evitam uma quantidade maior de mortes que poderia acontecer. Catástrofes naturais permitem a milhares de pessoas reavaliarem suas prioridades na vida. Emobra seja dificil encontrar alguma coisa boa numa catástrofe, a verdade é que podemos tirar deles algum aprendizado. Podemos, então concluir que calamidades naturais podem acontecer tanto pela influência e ação do proprio homem em seu habitat, como também como consequência do pecado em sua vida de desobediência e rebeldia con seu próprio Criador.
Alessandro Barreto
Prof. de Teologia - ESTEADERB
Fonte: ADNEWS / Ed. Fevereiro
terça-feira, 24 de abril de 2012
A vitória do Crente é a Obediência !
A maior prova de Amor que alguém pode dar a DEUS é obedece-lo "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." ( João 14:21 ).
A obediência traz satisfação, tanto ap Pai quanto ao Filho. Antes mesmo que conhecêssemos a DEUS, Ele já nos Amava. Ele nos Ama, não porque o amamos, mas nós devemos Amá-lo, porque Ele nos amou primeiro
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." ( João 3:16 ).
Quando obedecemos a DEUS, não estamos fazendo nenhum favor a Ele, porque quer o Homem O obedeça ou não, Ele é, e sempre será DEUS. Ninguém pode ACRESCENTAR ou SUBTRAIR nada do seu poder e Divindade. A nossa obediência a DEUS é para o nosso próprio bem "Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?" ( Deuteronômio 10:13 ).
DEUS estabeleceu regras para Cunprirmos. Quem as cumpre integralmente está fazendo a vontade de DEUS, mas quem ouve a Palavra de DEUS e não cumpre engana a si mesmo "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." ( Tiago 1:22 )
A desobediência a DEUS é pecado, mas a Obediência é a nossa Vitória !
Fonte: SCEADP
Amando ao Senhor JESUS sobre todas as coisas
Amar a DEUS não é apenas um mandamento, é uma necessidade vital. Dizer que ama a DEUS e não seguir seus mandamentos é tornar-se um Mentiroso "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"
( 1 João 4:20 ). No Antigo testamento, DEUS nos deixou os Dez mandamentos ( Ex 20.1-17 ). JESUS resume-os em apenas Dois: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." ( Marcos 12:30-31 ).
È bom notar que a expressão observada por JESUS acima, não anula em hipótese alguma os Dez Mandamentos descritos no Livro de Êxodo e Deuteronômio 5.7-21. O que o Senhor JESUS estava dizendo é que, quem ama a DEUS sobre tudo e ao seu proximo como a si mesmo, cumpre todos os demais mandamentos. O Amor é o Vinculo da Perfeição
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
( 1 Coríntios 13:1-13 )
"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."
Colossenses 3:14
Fonte: SCEADP ( Superintendência das Campanhas Evangelizadoras Assembleia de DEUS em Pernambuco )
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Entregando todos os teus caminhos ao Senhor
Isto significa dedicar Totalmente a sua vida, seus talentos, seus bens materiais, sua familia, sua cultura, seu proprio corpo, enfim, que tudo sirva para a Glorificação do nome do Senhor, pois "Fomos comprados por bom preço" ( I Co 6.20 ).
Entedemos com isso, que nem fomos alugados e nem emprestados a Cristo, mas, comprados.
E assim sendo, somos propriedades Sua. Portanto, tudo o que fizermos, façamos para bendizermos o Seu Santo Nome.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
( Salmos 103:1-2 )
Fonte: SCEADP
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Lendo a Palavra de DEUS diariamente
Devemos ler a Palavra de DEUS diariamente porque ela Alimenta a nossa alma. Assim como a criança recém-nascida precisa do leite materno para alimentar-se e desenvolver-se de forma sadia, você que nasceu de novo precisa da leitura da Palavra de DEUS para seu perfeito crescimento Espiritual
"Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos."
( Jeremias 15:16 )
"Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."
( Mateus 4:4 )
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
( 1 Pedro 2:2 )
A Palavra de DEUS enriquece a nossa vida "Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata." ( Salmos 119:72 ); Ela é a nossa defesa "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" ( Efésios 6:17 ).
Não esqueça: "Quando você está Lendo a Biblia, DEUS está falando com você".
Fonte: SCEADP
Você Conseguiu a Vida Eterna ?
Você era uma pessoa que vivia em pecados, sem a menor esperança de Salvação ou Vida Eterna. Porém, um grande milagre aconteceu: Ouviste o Evangelho do nosso Senhor e Salvador JESUS Cristo e Creste. Ficaste livre da condenação eterna, pois JESUS assim disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."( João 5:24 ); vejamos ainda:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
( João 3:16 )
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
( 1 João 5:12 )
Enquanto permanecemos em Cristo, teremos vida eterna. Isso significa que, quem se afasta de JESUS, automaticamente perde a vida eterna. Crer signifca aceitar o Seu ideal, e passar a fazer tudo o que Ele ensinou.
Fonte: SCEADP
terça-feira, 17 de abril de 2012
Agenda de Oração Pra Mocidade na IEAD-PE
Segunda-Feira
Pereira Carneiro 1 ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Loteamento Carrapateira ( Recife / Ibura de Baixo )
Zumby Guarany 2 ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Jardim Monti Verde ( Area 55 - Coordenador Pr. Rinaldo Borges )
Mangaré ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Matriz de São Lourenço da Mata ( Pastor Setorial Paulo Cristovão )
Dois Carneiro ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Matriz de Jaboatao ( Setor 10 - Pr. Elci Ribeiro )
Terça-feira
Templo Central ( CETEC ) Area 01
Costa Porto ( Area 55 - Coordenador Elmir Ribeiro )
Sitio dos Lotes - Varzea ( Recife ) - Area 22
Altos dos Milagres ( Recife / Ibura )
Lagoa Encantada ( Recife /Ibura ) - Area 56
Cavaleiro 1 ( Recife )
Vila das Aeromoças ( Recife / Ibura ) - Area 54
Jardim Sales ( Camaragibe ) - Area 25
Dendê Ibura - Area 54
Logoa Dourada ( Area 56 - Coordenador Pastor Geraldo Agostinho )
UR-02 Noruega ( Recife / Ibura ) Area 55
Quinta-feira
Barra do Caçote ( Recife / Areias )
Rua 7 ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Três Carneiro Baixo ( Recife / Ibura ) Area 56
Setubal ( Recife / Boa Viagem )
UR-04 Baixo ( Recife / Ibura )
UR-10 Alto ( Recife / Ibura ) Area 54
Zumby Guarany 1 - Ibura ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Portão do Park ( Recife / Ibura )
Vale das Predeiras ( Camaragibe ) Area 25
UR-05 ( Recife / Ibura ) Area 54
Corrégo da Jaqueira ( Recife / Jordão )
Terminal Guararapes ( Jaboatão dos Guararapes )
Tabatinga 3 ( Camaragibe ) Area 25
Santa Mônica ( Camaragibe )
Alto do Céu
Sexta-Feira
UR-12 ( Recife / Ibura ) Area 56
Zumby do Pacheco Terminal ( Setor 10 - Pastor Setorial Elci Ribeiro )
Carrapateira ( Recife / Ibura de Baixo ) Area 11
Três Carneiro de Cima ( Recife / Ibura ) Area 56
Areal ( Recife / Ibura ) Area 56
UR-04 Alto ( Recife / Ibura )
UR-10 Baixo ( Recife / Ibura )
UR-05 Caixa D´agua ( Recife / Ibura )
Camaragibe Prefeitura ( Camaragibe )
Coelhos( Area 1 )
Obs: Essa Agenda estará Sempre Sujeita a Alterações.
A Síndrome do Papagaio
Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam? Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedoras... Na famosa igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (At 17:11).
Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos "novos" que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar um desses versículos e começaram a citá-los como verdade, sem, antes, ter o cuidado de confirmar a sua autenticidade bíblica.
"A voz do povo é a voz de Deus"
Ouvi um pregador citando essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17). Como a voz do povo pode ser a voz de Deus?
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"
Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus.
"Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és"
Clássica, não? Quantos pregadores não usam esse versículo... Alguém já chegou a dizer acerca dele: "Não está na Bíblia? Então devia estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4:13,14).
► Esforça-te, e eu te ajudarei ◄
A expressão "Esforça-te" aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam. ( Porém, Literalmente "Esforça-te, e eu te ajudarei" Não está Escrito na Biblia ! )
"Eu venci o mundo, e vós vencereis"
É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus ditas em João 16:33 foram apenas: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18).
"Jesus é o Médico dos médicos"
Certos pregadores afirmam: "A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos". Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15:26).
"Mente vazia é oficina do diabo"
De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.
"Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus"
A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!
"O amor encobre uma multidão de pecados"
Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... a caridade cobrirá uma multidão de pecados" (I Pe 4:8).
Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1); "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5).
"O cair é do homem, mas o levantar é de Deus"
É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24).
O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!
"O pouco com Deus é muito"
Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido"
Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão".
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus"
Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício". Alguém dirá: "Mas não é a mesma coisa?" Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração!
"Quem não vem pelo amor, vem pela dor"
É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).
► Vem a mim como estás ◄
Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Portanto, não sejamos como o papagaio, que repete, repete, repete... Sejamos como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5:21).
Autor: Pr. Ciro Sanches Zibordi ( Site da IEAD em Campina Grande )
Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos "novos" que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar um desses versículos e começaram a citá-los como verdade, sem, antes, ter o cuidado de confirmar a sua autenticidade bíblica.
"A voz do povo é a voz de Deus"
Ouvi um pregador citando essa frase antibíblica e extrabíblica, oriunda do latim vox populi, vox Dei, como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17). Como a voz do povo pode ser a voz de Deus?
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"
Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus.
"Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és"
Clássica, não? Quantos pregadores não usam esse versículo... Alguém já chegou a dizer acerca dele: "Não está na Bíblia? Então devia estar!" Bem, a Bíblia apresenta versículos parecidos, que podem ser usados em lugar da frase em questão: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" (Pv 16:29); "Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo" (Pv 4:13,14).
► Esforça-te, e eu te ajudarei ◄
A expressão "Esforça-te" aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). No plural, ela aparece oito vezes, sem o complemento citado (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam. ( Porém, Literalmente "Esforça-te, e eu te ajudarei" Não está Escrito na Biblia ! )
"Eu venci o mundo, e vós vencereis"
É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (1 Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus ditas em João 16:33 foram apenas: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18).
"Jesus é o Médico dos médicos"
Certos pregadores afirmam: "A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos". Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15:26).
"Mente vazia é oficina do diabo"
De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.
"Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus"
A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!
"O amor encobre uma multidão de pecados"
Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... a caridade cobrirá uma multidão de pecados" (I Pe 4:8).
Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1); "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5).
"O cair é do homem, mas o levantar é de Deus"
É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24).
O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)!
"O pouco com Deus é muito"
Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido"
Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão".
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus"
Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício". Alguém dirá: "Mas não é a mesma coisa?" Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração!
"Quem não vem pelo amor, vem pela dor"
É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).
► Vem a mim como estás ◄
Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Portanto, não sejamos como o papagaio, que repete, repete, repete... Sejamos como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5:21).
Autor: Pr. Ciro Sanches Zibordi ( Site da IEAD em Campina Grande )
História Cristã - Bíblia, Fato ocorrido em 1892
Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:
- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
- Sim. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado?
- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
- Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba. O cartão dizia:
"Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".
Fonte: Site da IEAD em Campina Grande
terça-feira, 3 de abril de 2012
"Este é o dia que fez o Senhor; Regozijemo-nos e Alegremo-nos Nele" ( Salmos 118.24 )
"O DIA QUE FEZ O SENHOR" Por causa da Vitória de DEUS, seu povo deve transformar um dia de desespero em um dia de Adoração na Presença do Senhor.
O Salmista ele externa Bem, essa Inteira devoção ao senhor; Quem aqui nunca leu o Salmo 136 ? Onde ali DEUS é Louvado por suas Obras e por sua Permanente Benignidade!
Este Salmo é uma Liturgia Antifonal com um memorável refrão: " Porque a Sua Miserícória dura para sempre". Um Sacerdote ou Solista cantava a primeira parte de um verso, e a Congregação respondia com o Refrão. A Realização da Liturgia era, sem dúvida, Poderosa e Comovente, enquanto o Sacerdote adicionava exemplo após exemplo de motivos para se Louvar a DEUS.
Devemos meus Irmãos Louvar ao Senhor, sermos Adoradores , Grandes Adoradores feito o Profeta Habacuque :
"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." ( Habacuque 3:17-18 )
Alegremo-nos no Senhor! Talvez você venha até dizer, " Não tenho nenhum motivo pra Adorar a DEUS, estou passando por lutas e por Grande Provas".....
A Biblia também nos mostra fatos parecido, o Profeta Jeremias no Livro de Lamentações, veja só o Nome do Livro " LAMENTAÇÕES " porém, mesmo no Livro que é uma Lamentação no Literal pela Situação de Judá, mesmo assim O Profeta Jeremias ele escreveu essas Palavras:
"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.Pois o Senhor não rejeitará para sempre.Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens."
( Lamentações 3:21-33 )
E ainda se lermos o Livro de Lamentações do Capitulo 1 até o 5 vamos a Situação Terrivel que estava naquela Cidade, porém, O Profeta Jeremias, conseguiu Pronunciar a expressão: "porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."
Em 2 Tessalonicenses 5.16 diz: " Regozijai-vos Sempre"
Meu Amigo, Este é o Dia que fez o Senhor! Regozijemo-nos e Alegremo-nos Nele!
Alegremo-nos e Regozijemo-nos Porque esse é o Dia que o Senhor para Nós !
Autor: M.J.A
O Salmista ele externa Bem, essa Inteira devoção ao senhor; Quem aqui nunca leu o Salmo 136 ? Onde ali DEUS é Louvado por suas Obras e por sua Permanente Benignidade!
Este Salmo é uma Liturgia Antifonal com um memorável refrão: " Porque a Sua Miserícória dura para sempre". Um Sacerdote ou Solista cantava a primeira parte de um verso, e a Congregação respondia com o Refrão. A Realização da Liturgia era, sem dúvida, Poderosa e Comovente, enquanto o Sacerdote adicionava exemplo após exemplo de motivos para se Louvar a DEUS.
Devemos meus Irmãos Louvar ao Senhor, sermos Adoradores , Grandes Adoradores feito o Profeta Habacuque :
"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." ( Habacuque 3:17-18 )
Alegremo-nos no Senhor! Talvez você venha até dizer, " Não tenho nenhum motivo pra Adorar a DEUS, estou passando por lutas e por Grande Provas".....
A Biblia também nos mostra fatos parecido, o Profeta Jeremias no Livro de Lamentações, veja só o Nome do Livro " LAMENTAÇÕES " porém, mesmo no Livro que é uma Lamentação no Literal pela Situação de Judá, mesmo assim O Profeta Jeremias ele escreveu essas Palavras:
"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.Pois o Senhor não rejeitará para sempre.Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens."
( Lamentações 3:21-33 )
E ainda se lermos o Livro de Lamentações do Capitulo 1 até o 5 vamos a Situação Terrivel que estava naquela Cidade, porém, O Profeta Jeremias, conseguiu Pronunciar a expressão: "porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."
Em 2 Tessalonicenses 5.16 diz: " Regozijai-vos Sempre"
Meu Amigo, Este é o Dia que fez o Senhor! Regozijemo-nos e Alegremo-nos Nele!
Alegremo-nos e Regozijemo-nos Porque esse é o Dia que o Senhor para Nós !
Autor: M.J.A
Criação vs Evolução
A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê, de fato, na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução.
1) A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apóiam a sua hipótese.
2) O ensino evolucionista não é realmente científico. Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiências que podem ser reproduzidas em qualquer laboratório. No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria a partir de um hipotético “grande estrondo”, ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos, a partir das formas mais simples às mais complexas. Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem “evidência” científica, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la. A fé do povo de Deus, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. ( Hebreus 11:3 )
3) É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes. Por exemplo: algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas das espécies. Não há, porém, nenhuma evidência, nem sequer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente já evoluiu doutro tipo. Pelo contrário, as evidências existentes apóiam a declaração da Bíblia, que Deus criou cada criatura vivente “conforme a sua espécie”
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.( Gênesis 1: 21; 24-25 )
4) Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução teísta. Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que Deus deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a Deus um papel ativo em todos os aspectos da criação. Por exemplo, todos os verbos principais em Genesis 1 têm Deus como seu sujeito, a não ser em 1.12 (que cumpre o mandamento de Deus no v. 11) e a frase repetida “E foi a tarde e a manhã”. Deus não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.( Colossenses 1:16 )
Fonte: Biblia de Estudo Pentecostal